Curriculum Família Depoimentos Fotos Artigos Palestras Livros Contatos
Página Inicial
Homenagem Póstuma
“O tempo esse grande escultor...”
O dizer de admirável humanista
francesa Marguerite Yourcenar me
levaria à juventude...
leia mais
          Nasceu em 06 de abril de 1924, filho de Silvério Leite Fontes e Iracema Leite Fontes. Formado pela Universidade de Direito da Bahia, Professor Titular e Procurador da Universidade Federal de Sergipe, onde lecionou várias disciplinas. Precursor da cientificidade da História Sergipana. Iniciador da pesquisa histórica em Sergipe. Inseriu introdução dos estudos históricos no currículo escolar universitário. Lutou pela pós-graduação em História, pela criação do programa de documentação e pesquisa histórica.

          Escreveu sobre vários temas dentre eles: Labatut em Sergipe; Formação do Povo Sergipano; Um Projeto de História de Sergipe; Quatro Diretrizes da Historiografia Brasileira Contemporânea; O Tempo e a História - Problemas de Periodização; Para uma Filosofia da Hhistória; Aracaju e a Cidade Cristã; História como Ciência; Digressão sobre um Tema Tobiático; Aspectos Subjetivos da Ética; Razão e Fé em Jackson de Figueiredo; Marxismo na Historiografia Brasileira Contemporânea; Aspectos Geo-Históricos do Nordeste; Tobias Barreto - Nomismo e Dualismo; O Pensamento Filosófico de Jackson de Figueiredo; Valores e Historicidade; Formação do Conceito de Fato Histórico na Cultura Oocidental; A Heurística e a História de Sergipe; O Brasil Nação; Jackson de Figueiredo - Cem Anos.

          Condecorado pelo Tribunal Superior do Trabalho com o Título de "Comendador da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho" - 12.08.1991 - na presidência do Ministro Luiz José G. Falcão - por indicação do Ministro José Ajuricaba.

          Faleceu em 06 de dezembro de 2005, às 6 horas da manhã, decorrente de um enfarto no Hospital São Lucas, na cidade de Aracaju. Seu corpo foi velado nos seguintes locais: residência de sua irmã, na sede da OAB/SE, na sede da Academia Sergipana de letras, estando presentes familiares, parentes, amigos, colegas, ex-alunos, conhecidos, autoridades e imprensa.
Voltar a página anterior

2008 © Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Bruno BOSS