Home     Biografia     Fotos   Curriculum    Família
   Depoimentos    Atividades    Livros    Contatos



Homenagem à José Silvério Fontes
pela Academia Sergipana de Letras

Agradecimento em nome da Família de José Silvério Fontes, 06/03/06

          Silvério Fontes prezava a intelectualidade, a discussão filosófica, histórica e teológica. O ambiente de discussão propiciado pela Academia de Letras embalou particularmente os seus últimos anos de atividade intelectual. Lembro-me de quanto ele fazia questão de estar presente às sessões da Academia, mesmo já limitado a uma cadeira de rodas.

          Aqui estão reunidos muitos de seus mais queridos amigos que o acompanharam até o final de sua vida, dando-lhe um sentido de existência, que nenhum de nós da família, era capaz de proporcionar. Amigos fieis que mantiveram as reuniões semanais na sua residência para discutir filosofia e religião.

          Cresci admirando a capacidade intelectual de meu pai, capaz de atuar com profundidade em várias áreas do conhecimento ao mesmo tempo. Para exemplificar, ele, como poucos outros, foi a mesmo tempo professor dos cursos universitários da UFS de Direito, História, Serviço Social e finalmente, de Filosofia.

          A retidão com que conduziu sua vida, é um farol que nos ilumina neste mundo conturbado e cheio de contradições. Silvério foi um bom combatente na missão de dar o seu testemunho de fé. Quantas oportunidades abriu mão para seguir rigidamente seus princípios e convicções. Quantas vezes nos questionamos sobre suas decisões inabaláveis que, a nosso ver, muitas vezes não o deixou alcançar o justo retorno de sua capacidade e competência. Mas, o tempo foi nos mostrando que Silvério tinha razão, e foi o seu exemplo e a sua determinação férrea que marcou a sua vida, inclusive seus últimos anos, já imobilizado.

          Esta é a imagem que temos de meu pai. Mas sobretudo me impressionava a convivência com os amigos, principalmente aqueles que partilhavam o gosto e a dedicação pela reflexão intelectual. São estes amigos, representados pela Academia Sergipana de Letras, que lhe prestam a homenagem que ele certamente gostaria de receber.

          Em nome da família, agradeço emocionado, a todos os acadêmicos.

Luiz Carlos da Silveira Fontes

Voltar a página anterior

2008 © Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Bruno BOSS