Home     Biografia     Fotos   Curriculum    Família
   Depoimentos    Atividades    Livros    Contatos



Lançamento do livro "Ser, Mundo e Esperança"

02/06/03

          Prezados senhores e senhoras,

          É motivo de grande alegria voltarmos a nos encontrar aqui na OAB, casa de tanto significado na vida de Silvério Fontes, desta feita para o lançamento seu novo livro SER, MUNDO e ESPERANÇA.

          Quero neste momento, em seu nome, agradecer aos que colaboraram para a edição deste livro.

          Inicialmente a todos da nossa família que nos unimos para reunir os seus escritos e dar-lhes a forma de livro.

          A Cláudio Barreto e Manoel Cabral Machado agradecemos a gentileza da elaboração dos excelentes textos do prefácio.

          Os temas do livro foram graficamente configurados através das telas da sua dedicada esposa Elze, atendendo ao desejo do autor. As pinturas de Elze exprimem com veemência os conceitos de SER,MUNDO e ESPERANÇA.

          Finalmente, um agradecimento especial ao Governo do Estado por ter concedido o patrocínio à publicação desta obra.

          Tenho a certeza de que posso expressar a grande satisfação de Silvério pelo fato deste patrocínio ter vindo pelas mãos de seu grande amigo, de longa data, José Carlos Teixeira, Secretario de Estado da Cultura.

          SER, MUNDO E ESPERANÇA tem um significado especial para Silvério, pois ao contrário dos livros anteriores, em que analisa o pensamento de grandes nomes do cenário nacional, esta obra é a concretização do seu desejo de ter a oportunidade de transmitir os seus pensamentos sobre a mensagem Divina. Como ele mesmo diz: é uma obra voltada para a mensagem da Revelação de Deus e à promessa de Salvação deixada por Jesus Cristo.

          É uma abordagem que tem a marca do seu estilo e formação filosófica , a sua forma de expressar a fé. Encontraremos neste livro reflexões sobre o pensamento cristão e as suas preocupações com os problemas do homem nos seus aspectos antropológicos e filosóficos.

          O livro inicia com uma meditação sobre o PAI NOSSO. Lembro-me com saudade de quando encontrava meu pai, ainda em plena atividade na sua biblioteca e ele se referia com entusiasmo ao diário que estava escrevendo que começaria com uma reflexão sobre o PAI NOSSO, movido pelo desejo de servir à Deus, de crescer em sua contemplação e de dar testemunho dele diante dos outros. Uma década depois estamos tendo a felicidade de trazer este texto a público.

          Assim, meu pai, neste momento em que expõe à sociedade os seus pensamentos sobre o SER, este assunto fundamental da problemática que angustia o coração do homem, aproveito para dirigir-lhe alguma palavras.

          Apesar das suas limitações físicas, do sofrimento de estar tolhido de seus movimentos, o senhor continua a nos brindar através de seus escritos, como diz o Cláudio no prefácio, “com a vivacidade de sua inteligência, a profundidade e segurança na abordagem” dos temas filosóficos, teológicos e da fé cristã que tanto lhe empolgam.

          É portanto uma graça divina estarmos compartilhando contigo e com seus amigos e admiradores deste momento de alegria e, – fazendo uso das suas próprias palavras - deste dado jubiloso e precário que é SER, estar presente no transcurso dos dias, emergente do nada e banhado pela luz da existência e consistência entitativa.

          Como muito bem expressou Manoel Cabral Machado, Deus lhe permitiu que mantivesse a fala para manifestação da inteligência que continua lúcida e criativa, permitindo-lhe ainda realizar aquilo que não foi possível quando estava em plena atividade: publicar seus livros. Já são 4 desde que se aposentou, e em breve serão 5, contando com o próximo lançamento O Pensamento Jurídico Sergipano pela Editora da UFS.

          Ainda citando Manoel Cabral, Silvério pode, portanto, sentir recompensado, pela graça que Deus lhe concedeu em realizar-se nas duas categorias do homem na concepção da Antropologia: o seu ser-em-si e o seu ser-para-o outro.

          Acrescentaria que, mais do que isso, Silvério, conquistou nosso amor, gratidão e reconhecimento.

          A sua maior conquista na vida se revela em momentos significativos como este, em que continua a desfrutar da companhia e do carinho de seus amigos, familiares, colegas e ex-alunos.

          Agradecemos a presença de todos.

José Silvério Leite Fontes

Voltar a página anterior

2008 © Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Bruno BOSS